Um pão... ao estilo americano | Pequenos Prazeres: Um pão... ao estilo americano

18 de março de 2015

Um pão... ao estilo americano

O pequeno almoço para mim é das refeições mais importantes do dia e também das que me dá mais prazer. Pode ser algo simples, umas torradas, uns cereais, etc., o que sei é que preciso de um bom pequeno almoço logo pela manhã. Faz-me despertar, sentir bem, e o dia parece que corre melhor.

Por vezes há dias em que acordamos especialmente cedo e bem dispostos. Nesses dias apetece caprichar um pouco e produzir um pequeno almoço especial, ou mais requintado. Esta receita surge num desses dias!
Eu como apreciador de pão, resolvi experimentar fazer um pão rápido. Já tinha visto muitos por aqui na blogosfera. Contudo, nuca me decidi a experimentar. É um conceito giro, pois trata-se de um bolinho ideal para pequeno almoço que é cozido numa forma retangular, sendo por isso semelhante ao pão de forma. A sua massa é idêntica à dos muffins e o resultado é muito satisfatório. É chamado por "Quick Bread", ou Pão rápido, pois não leveda devido à omissão do fermento de padeiro, levando ovos e fermento químico para o fazer crescer e ganhar corpo. Este tipo de pães são muito populares nos Estados Unidos e agora também na minha cozinha, pois são versáteis, rápidos e saborosos!

Como tinha um iogurte no frigorifico que acabava a validade dentro de uma semana, resolvi o utilizar juntamente te com um doce de mirtilo, que também tinha por aqui. Tentei fazer um bolo bicolor, onde o azul da compota de mirtilo colocado numa parte da massa iria contrastar com a restante. A cor roxa ficou bastante intensa ao lado da parte amarelada deste pão, mas durante a cozedura o azulão desvaneceu e o bolo ficou apenas ligeiramente mais escuro.
Em termos de sabor ficou excelente, os pedaços de mirtilo dão uma ótima textura ao bolo, e o iogurte deixa-o bem fofinho e meio húmido. É ótimo ainda quente com um pouco de manteiga!


Pão bicolor de Mirtilo e Coco


Ingredientes:

  • 250g de Farinha
  • 115ml de Leite
  • 1 Iogurte de coco
  • 2 Ovos
  • 100g de Margarina, derretida e arrefecida
  • 2 colheres de chá de Fermento em pó
  • 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
  • 100g de Açúcar
  • ½ colher de chá de Sal
  • 3 colheres de sopa (generosas) de Compota de Mirtilo Extra
Confeção:

Pré aquecer o forno a 180º C.
Bater os ovos fofos e, de seguida juntar o leite. Posteriormente adicionar o iogurte e por fim, a margarina.
Misturar a farinha com o fermento, o sal, o bicarbonato e o açúcar e reservar.
Á mistura dos líquidos, são adicionados a mistura de ingredientes secos, e com a ajuda de uma colher de pau ou de uma espátula, envolvem-se os ingredientes, sem bater, até que a massa fique toda bem combinada.
Depois de misturada a massa, divide-se em duas partes. Numa delas junta-se a compota de mirtilo, envolvendo muito bem até que esta ganhe um tom azulado.
Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal, untar e polvilhar com farinha. Verter os dois preparados cuidadosamente para que não se misturem de maneira a ficarem lado a lado.
Levar ao forno durante cerca de 40 minutos, até ficar completamente cozido.












2 comentários:

  1. Sai uma fatia se faz favor. Gosto muito de bolos que levem fruta. O teu ficou muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. Que original!! Gostei muito da sugestão :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela opinião/sugestão!

Para mim é muito importante saber o que os leitores acham/pensam das minha receitas, pois este blogue é para vocês!

Printfriendly