Pão Preguiça | Pequenos Prazeres: Pão Preguiça

22 de julho de 2014

Pão Preguiça

Esta é uma receita muito interessante e que a mim me fascinou. Chama-se "No knead bread", trata-se de um pão normal, mas que não necessita de ser amassado. É um pão de fácil cocção e preparação que qualquer pessoa pode fazer, até mesmo uma criança.
Resultado? Um pão delicioso, fofo e suculento e com uma crosta bem crocante!




Ingredientes:

  • 500g de Farinha T65
  • 400ml de Água Morna
  • 1 colher de chá de Sal
  • 10g de Fermento de padeiro
Confeção:

Num recipiente grande colocar a farinha.
Dissolver na água morna o sal e o fermento. Posteriormente fazer uma cova na farinha e juntar a mistura da água com o fermento.
Envolver tudo muito bem com uma colher até que a farinha absorva toda a água e a massa fique completamente húmida. Não necessita de amassar!
Cobrir com um pano ou película aderente e deixar levedar 2 a 12h à temperatura ambiente. Quantas mais horas levedar, melhor.
Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e colocar a massa em cima. Dobrar a massa ao meio e novamente ao meio. Deixar repousar 15 minutos.
Moldar uma bola e polvilhar generosamente um pano com farinha e colocar a bola de massa com as dobras para baixo sobre o pano.
Polvilhar a bola com farinha e cobrir com o resto do pano. Deixar repousar 1 hora à temperatura ambiente.
Pré-aquecer o forno a 220˚juntamente com a panela (de preferência de barro ou ferro) onde vai cozer o pão.
Polvilhar o fundo do tacho com um pouco de farinha e colocar a massa lá dentro com a dobra para baixo e fazer um corte superficial na parte superior da massa usando uma faca afiada ou tesoura.
Fechar o tacho e levar ao forno durante 25  a 30min. No final do tempo, retirar a tampa e deixar cozer mais 15 a 20min para criar uma boa crosta.





Printfriendly