Pão caseiro para todos os dias { não é necessário amassar} | Pequenos Prazeres: Pão caseiro para todos os dias { não é necessário amassar}

25 de março de 2015

Pão caseiro para todos os dias { não é necessário amassar}

Esta é a segunda receita dedicada ao aniversário do blogue. Decidi escrever esta receita, pois é sobre um tipo de cozinha que me é muito querido, a padaria e pastelaria. Gosto muito de fazer pão e trabalhar com massas lêvedas!

Já há algum tempo tinha publicado a receita do "Pão preguiçoso", aquele que não é necessário amassar. Desta vez trago uma nova receita também muito popular, um pão que é tão fácil de fazer e que pode ser armazenado até 2 semanas no frigorífico. É conhecido por Artisan Bread in 5 minutes a day, ou no nosso belo português, "Pão caseiro em apenas 5 minutos por dia". É um pão de água, que no entanto leva menos água que No Knead Bread, não deixando de ter aquela textura mole e meio húmida do pão de água. O frigorífico ajuda a massa a ficar mais firme e mais fácil de manusear, não tendo aquele problema da massa alastrar muito na hora de moldar.

Quem for bom a inglês pode acompanhar algumas investigações sobre este pão no site dos criadores da receita: http://www.artisanbreadinfive.com/2013/10/22/the-new-artisan-bread-in-five-minutes-a-day-is-launched-back-to-basics-updated ou então comprar o livro.

Aqui deixo-vos a receita e um passo a passo para vos ajudar a fazer.


Pão caseiro para todos os dias {sem amassar}

Ingredientes:
  • 1kg de Farinha T65
  • 700ml de Água
  • 1 colher de sopa de Fermento de padeiro seco
  • 1~1 1/2 colher de sopa de Sal marinho (dependendo do gosto)
Confeção:
  1. Num recipiente, de preferência plástico de 6 litros, adicione a água, o fermento, o sal e misture. Adicione a farinha e mexa tudo a partir do centro até às bordas até que toda a farinha seja absorvida e fique completamente húmida.
  2. Tapar o recipiente com a tampa ou com película aderente e deixar levedar 2 horas.
  3. Após as 2 horas a massa deve ter duplicado ou triplicado o volume. Nesta fase pode já utilizar a massa para fazer pão. No entanto, ainda está pouco firme e é por vezes difícil de manusear.
  4. Leve o recipiente ao frigorífico. Sempre que desejar fazer pão só tem de polvilhar a massa com um pouco de farinha, e com as mãos enfarinhadas, puxar um bocado de massa, formando uma bola e deixa-la descansar numa superfície enfarinhada com sémola de milho (ou farinha). Deixe repousar novamente uns 40 minutos para que cresça mais um pouco.
  5. Polvilhe a massa com um pouco de farinha e faça um corte no topo a gosto. Leve ao forno pré aquecido a 220.º C, juntamente com um tabuleiro com água a ferver (esta água irá simular um forno industrial e deixar o pão crocante) durante cerca de 1 hora ou até o pão ficar completamente cozido e com a côdea escura.
Pode também cozer o pão dentro de uma panela (sem qualquer tipo de plásticos), ou dentro de dois tabuleiros tipo take away, retirando a tampa a meio da cozedura para que o pão ganhe cor.

Com esta massa pode fazer inúmeros tipos de pão, que irei mais tarde mostrar!

A massa depois de mexida, dentro da caixa. Depois, após as 2 horas ela cresce e vai para o frigorífico.

A massa depois de ser retirada do frigorífico continua cheia de ar. Posteriormente, polvilha-se e retira-se um bocado do tamanho desejado.

Deixa-se crescer mais um pouco, durante 30 a 40 minutos.

Depois de fazer um corte, polvilhei com sementes e farinha.





Delicioso,ainda quente com manteiga ou doce!

Printfriendly