Aqui está uma iguaria bastante típica na minha zona, a Codorniz. Estas codornizes são caseiras, no entanto numa aldeia perto da minha terra natal, existe um grande aviário em que são criadas milhares de codornizes. Esta aldeia é o Landal, onde anualmente existe o festival da codorniz.
É uma ave muito boa, com um sabor intenso e característico a caça e de carne magra. É ótima para confecionar vários tipos de pratos, no entanto há que ter muito cuidado com os temperos utilizados.
Acompanhei com umas batatinhas cremosas, receita que irei desvendar mais tarde, no entanto fica muito bem com batatas fritas ou assadas, ou até mesmo um arroz molhado com o molho de vinho do porto. Experimentem!
Ingredientes:
- 3 Codornizes
- 1,5dl de Vinho do Porto
- 1 dente de Alho
- 2 colheres de chá de Paprika
- Orégãos
- Pimenta Branca
- Mistura de Pimentas
- Raspa de Limão
- Manjericão
- Sal
- Azeite frutado
- 1 Hot Chili picado
- Margarina
- Vinho do Porto
- 6 Ovos de Codorniz
Confeção:
Colocar as codornizes abertas a meio dentro de um saco e colocar todos os ingredientes exceto os ovos e a margarina e deixar marinar.
Numa frigideira colocar bastante margarina e deixar derreter. Colocar as codornizes e deixar alourar um pouco de ambos os lados. Assim que estiverem douradas, adicionar o liquido da marinada e mais um pouco se necessário e deixar ferver.
Deixar ferver até que o álcool evapore e reduzir o lume. Deixar o molho engrossar e a codorniz caramelizar no molho de vinho do porto.
À parte estrelar os ovos de codorniz.
Servir a codorniz com os ovos, acompanhado de umas batatinhas.
Parece-me uma óptima sugestão
ResponderEliminarOlá! Gostei da visita que aqui fiz, as receitas são boas :)
ResponderEliminarGostei muito desta, gosto de codornizes mas costumo fazê-las de escabeche. è um bom petisco ;)
Desejo as maiores felicidades para o blog! Vou seguir :)
Um beijinho.
Vanda
http://iguariadesigual.blogspot.pt/