Estamos a entrar numa quadra onde reinam os doces. Para mim não é preciso nenhuma época em especial para os consumir, sou guloso em qualquer altura do ano. No entanto, cada comemoração tem um doce ou alimento característico.
Para ajudar à festa, acabo de celebrar uma parceria com a Fermipan, uma marca que comercializa fermento de padeiro seco, ideal para pães e massas lêvedas, como o delicioso Brioche francês, os Pães-de-leite, Bolas de Berlim, e muito mais. Aproveito também para relembrar e convidar a participar no passatempo da Fermipan para ganhar uma Bimby, cujo regulamento se encontra aqui.
Decidi dar-lhe um toque mais pessoal ao meu folar e adicionar um pouco de Cacau em pó. A diferença não é muita. Sente-se um sabor quente, mas pouco intenso, e uma cor mais escura, no entanto os sabores predominantes são o da canela e a erva-doce.
Durante a cozedura cresceram imenso, acabando por se deformar um pouquinho. No entanto, a massa fica bem fofinha e rende imenso, acabando por me dar 2 folares grandes que bem podiam ser 3 ou 4 mais pequenos.
Folar doce da Páscoa
- 220ml de Leite morno
- 1 Ovo
- 100g de Açúcar
- 1 saqueta (11g) de Fermento de padeiro seco Fermipan
- 80g de Manteiga, em cubos à temperatura ambiente
- 500g de Farinha T65
- 1 colher café de Sal fino
- 1 colher de chá de Canela
- 1 colher de café de Erva-doce em pó
- 1 colher de chá de Cacau em pó (opcional)
- 1 pitada de Açafrão
- 3 colheres de sopa de Aguardente
- Ovos previamente cozidos (para decorar)
- Ovo batido com leite (para pincelar)
Numa taça mistura-se a farinha com o fermento Fermipan, o açúcar, o sal, a canela, a erva-doce, o cacau, o açafrão e reserva-se.
Bata o ovo e nele adicione o leite sem deixar de bater.
Na mistura da farinha, faça uma cavidade no centro e verta a mistura de ovo. Comesse a incorporar os ingredientes muito bem com a ajuda de uma colher de cozinha ou à mão, até a farinha absorver todo o líquido. Posteriormente adicione a aguardente e volte a misturar até absorver.
Depois de tudo ligeiramente misturado, polvilhe uma superfície lisa e nela verta esta massa. Trabalhe muito bem a massa, amassando-a muito bem durante 10 minutos até que esta fique com uma textura lisa, elástica e comesse a descolar da superfície.
Com a massa bem desenvolvida, estique-a e adicione a manteiga em cubos. Dobre a massa com a manteiga lá dentro e amasse até que a manteiga fique bem incorporada na massa. Este processo pode levar algum tempo e recomendo a utilização de uma batedeira, pois a massa fica um pouco pegajosa.
Depois de todos os ingredientes incorporados na massa, forme uma bola, coloque num recipiente untado e deixe levedar durante 1h30m a 2h.
Passado este tempo, a massa deve ter dobrado o volume e está pronta a trabalhar. Devolva a massa à superfície de trabalho, que deve estar enfarinhada, e divida em porções a gosto, dando-lhes a forma pretendida. No meu caso, cortei cada porção em três e fiz uma trança, colando as duas pontas com um pouco de ovo batido.
Após a massa repousar uns 20 minutos, pré aqueça o forno a 180.º C. Coloque um ovo cozido no centro dos folares e pincele os folares com o ovo batido e leite.
Leve ao forno cerca de 30 minutos.
Nota: Caso queira um folar redondo, basta formar uma bola com a massa. Posteriormente com o cotovelo ou um copo, forme uma cova no centro da massa onde irá colocar o ovo. Por fim, decore o folar com tiras de massa sobre o ovo.
_____________________________________________
|Prato: Pão doce, Sobremesa|Ingrediente principal: Cacau, Erva-doce, Canela, Ovo
|Dificuldade: Médio
|Custo: Económico
|Tempo de preparação: 30 minutos + tempo de levedar
|Tempo de Forno: 30 minutos
|Tempo de Refrigeração: -
|Apto para crianças: Sim
|Vegetariano: Sim
|Vegano: Não
|Porções: 4 folares médios/pequenos

Não conhecia o teu cantinho, mas estou a adorar :)
ResponderEliminarEste folar está com um aspeto delicioso, adoro a crosta mais torradinha :)
Bjns
Isabel