O despertar do Café com o aroma a Caramelo | Pequenos Prazeres: O despertar do Café com o aroma a Caramelo

9 de março de 2015

O despertar do Café com o aroma a Caramelo

Talvez beber café seja das primeiras coisas que meio mundo faz logo pela manhã. Ou simplesmente porque gosta ou pela energia que devolve. A verdade é que devem ser poucas as pessoas que não gostam de café.
Desde pequenino que gosto de café. Talvez por ser um dos "frutos proibidos" é que inúmeras crianças tentam sempre alcançar as colheres ainda sujas de café quando os pais fazem uma pausa para tomar uma bica. A verdade é que me identifico nessas crianças, pois eu era uma delas!
O café para mim é algo que me dá conforto, funciona como digestivo e também me dá energia. É das bebidas que mais gosto de tomar ao pequeno almoço, seja simples ou com leite, a verdade é que me agrada imenso.

Para participar na 17.ª edição da BundtMania (sim, também já ganhei o vicio dos Bundt's), cujo ingrediente desta edição é o Queijo, decidi fazer um Bundt cake de Café com Ganache de Chocolate de Café. Decidi me inspirar na receita italiana do famoso Tiramisù, cujo sabor característico é conferido pelos palitos La Reine embebidos em café, cobertos de um delicioso creme de Mascarpone. O bolo fica com um sabor muito agradável a café e uma textura macia e um pouco húmida devido ao queijo. O ganache de Chocolate de Café ficou muito bom, no entanto após arrefecer o sabor a café fica muito idêntico ao sabor do caramelo.




Bundt cake de Café e Mascarpone com Ganache de Chocolate de Café

Ingredientes:
  • 250g de Queijo Mascarpone
  • 250g de Açúcar branco
  • 4 Ovos
  • 1 colher de sopa de Extrado de Baunilha
  • 250g de Farinha T55
  • 1 colher de chá de Fermento em pó
  • 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
  • 1 pitada de Sal fino
  • 1 colher de sopa de Café instantâneo em pó
  • Cacau em pó q.b.

Ganache:
  • 180g de Chocolate branco com aroma de Café Néstle
  • 50ml de Natas para bater (a 30%)

Confeção:

Pré aquecer o forno a 180º C.
Bate-se o queijo mascarpone energéticamente até que fique bem cremoso. Após ficar com uma textura sedosa, junta-se os ovos com o extrato de baunilha e bate-se muito bem até que a mistura fique arejada e bem fofa. Adiciona-se o açúcar, batendo sempre até que fique o creme bem uniforme.
Á parte deve ser misturado na farinha o fermento, bem como o bicarbonato de sódio, o sal e o café.
Peneira-se a mistura da farinha para o creme anteriormente feito e envolve-se cuidadosamente para que a massa não perca o ar, até que fique tudo bem envolvido.
Untar uma forma de Bundt com margarina e polvilhar com cacau em pó. Adicionar cuidadosamente a massa do bolo e levar ao forno durante cerca de 40 minutos.

Para o ganache, parta o chocolate em bocados para dentro de uma taça juntamente com as natas e derreta em banho maria. Deixe o chocolate fundir e envolver-se com as natas durante cerca de 2 a 3 minutos. Após estar liquido e brilhante, retire.

Após ter deixado o bolo arrefecer, verta o ganache sobre o bolo, deixando que este tome o seu rumo e deslize sobre os veios do bolo.













__________________________________
Prato: Bolo, Sobremesa,
Ingrediente principal: Queijo Mascarpone e Café
Dificuldade: Fácil
Custo: Económico
Tempo de preparação e confeção: 10 minutos
Tempo de Forno: 40 minutos
Tempo de Refrigeração: -
Apto para crianças: Sim
Vegetariano: Não
Vegano: Não
Porções: 14 fatias
_________

Printfriendly